Enquete


Confira todos os resultados

ARRAIAL

Postado em 15/12/2016

ARRAIAL

Se há uma coisa que Porto Seguro tem de sobra são atrativos turísticos. Na Terra Mater do Brasil sempre tem o que fazer. Sol e praia, história e cultura, esporte e natureza, festas, agito e badalação, enfim, as opções são muitas e variadas. Escolhemos alguns dos principais atrativos para proporcionar a você uma experiência única. Nesta página, convidamos você a escolher o que atende ao seu  gosto. De monumentos históricos de valor indiscutível, a cenários deslumbrantes que relaxam e revigoram, temos de tudo. O convite é nosso, a escolha é sua!


 

Memorial do Descobrimento

Postado em 17/01/2017

Memorial do Descobrimento

Memorial da Epopeia do Descobrimento em Porto Seguro

 

Memorial do Descobrimento, em Porto Seguro, Bahia.

 

Por estar na “Costa do Descobrimento”, um museu com essa temática em Porto Seguro seria uma boa sacada. E se tivesse uma nau da esquadra de Cabral, em tamanho real, permitindo a entrada dos visitantes às suas dependências? No Memorial da Epopeia do Descobrimento tem. Visitamos o lugar em uma tarde. O Memorial fica em uma propriedade particular na orla da praia do Cruzeiro.

Ao chegarmos ao local, fomos acompanhados por adolescentes monitores do Memorial. Todos tristonhos, com texto decorado (até nas partes engraçadas). Às vezes, prestávamos atenção no que o monitor do outro grupo estava falando e era idêntico, ipsis litteris.

Leia também: O Centro Histórico de Porto Seguro

É permitido fotografar e filmar, mas eles pedem que façamos isso apenas no fim da explicação, quando ficamos livres.

A visita começa em uma área arborizada, onde são apresentadas algumas árvores nativas e suas propriedades.

memorial do descobrimento porto seguro

Depois, passamos para um mini-museu, com algumas réplicas de objetos antigos e reproduções de documentos da época das grandes navegações (poucos).

Azulejos portugueses no Memorial do Descobrimento, em Porto Seguro

Tem também uma reprodução de uma pintura de caravelas ao mar, na qual foram colocadas, por computador, bandeirinhas com a cruz de malta. Tipo quando a gente, aprendeu mexer no Paint lá nos cursos de Windows 98.

Memorial do Descobrimento, Porto Seguro

Após, fomos para a reprodução de uma oca com vários objetos feitos por índios.

Reprodução de uma oca, no Memorial do Descobrimento, localizado em Porto Seguro, Bahia.

Por fim, chegamos à réplica da nau Capitania de Cabral, que vale o passeio. A entrada é pelo porão da embarcação e sobe-se até o convés. Há uma réplica do que teria sido o quarto de Cabral, que vivia no luxo, enquanto toda a tripulação se amontoava no porão.

Memorial do Descobrimento, com réplica da nau de Cabral. Fica em Porto Seguro, na Bahia.

Pagamos R$ 10,00 por pessoa em janeiro de 2014. Há banheiros, mas não há lanchonete. Estacionamento gratuito.

Quando fomos, funcionava de segunda a sábado, até 17 horas, mas confirme antes pelo telefone, pois no site não constam essas informações..

Memorial da Epopeia do Descobrimento
Avenida Beira Mar, 800, Porto Seguro – BA.
Telefone: (73) 3268 – 2586
Site oficial: www.memorialdodescobrimento.com.br

Memorial do Descobrimento, com réplica da nau de Cabral. Fica em Porto Seguro, na Bahia.

Centro Histórico de Porto Seguro

Postado em 17/01/2017

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro histórico de Porto Seguro – BA

 

O texto de hoje faz parte da série de artigos sobre a viagem a Porto Seguro na Bahia que nossa correspondente Gabriela fez, no qual vamos falar do centro histórico de Porto Seguro.

Visitar o centro histórico de Porto Seguro é uma viagem ao passado! Porto Seguro faz parte das cidades que pertencem a Costa do Descobrimento e devido a isso, muitas são os lugares que nos remetem a época do descobrimento. Uma delas é o Centro histórico de Porto Seguro.

Centro histórico de Porto Seguro - BA
Centro histórico de Porto Seguro – BA

O que tem no centro histórico de Porto Seguro?

Nele podemos conhecer o primeiro núcleo habitacional do Brasil, uma espécie de rua com muitas casinhas coloridas e de mesma arquitetura, bem antigas.

No centro histórico de Porto Seguro também conhecemos o Marco do Descobrimento que foi trazido pelos portugueses e a Igreja de Nossa Senhora da Pena que é a padroeira de Porto Seguro.

Marco do descobrimento - Porto Seguro - BA
Marco do descobrimento – Porto Seguro – BA

Ainda no centro histórico de Porto Seguro ficam a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, a Igreja de São Benedito e a Casa da Câmara e Cadeia, onde hoje fica o Museu de Porto Seguro.

Casa da câmara - Porto Seguro - BA
Casa da câmara – Porto Seguro – BA

Pertinho do Marco do Descobrimento fica o Farol de Porto Seguro e também temos acesso a um mirante com uma vista privilegiada do litoral da cidade, uma imagem muito bonita.

Farol centro histórico - Porto Seguro - BA
Farol centro histórico – Porto Seguro – BA

Nesse dia experimentei o famoso acarajé da Bahia e também experimentei o cacau, fruta muito típica na região. Também conhecemos a dança de capoeira, e percebemos a presença de muitos índios vendendo artesanatos, aliás, muitas são as aldeias indígenas que se encontram na cidade e por isso a presença deles é constante em todos os lugares que visitamos.

E você, conhece o centro histórico de Porto Seguro na Bahia? Tem vontade de conhecer? Deixe seu comentário!

PARCEIROS:
SoluTI Tecnologia Alexandre Marks